Histórico
Em 2014, foi realizado o I Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, fruto das discussões promovidas no "Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias" (UNOPAR), com apoio do "Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza" (UTFPR). O evento foi criado para pesquisadores e alunos da área de ensino e educação, com o objetivo de promover discussões e debates interdisciplinares vinculados às atividades de ensino e aprendizagem, além da interação entre os participantes. Na ocasião, contou-se com uma pesquisadora de renome internacional na área do multiletramento, Profa. Dra. Roxane Rojo, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que proferiu palestra sobre a Escola Multiconectad@: os multiletramentos e as TIC. O resultado foram reflexões essenciais para a abertura das possibilidades de pesquisa envolvendo a intersecção ensino-linguagens-tecnologia, direcionando o olhar para a educação básica, com a preocupação de estabelecer um amplo diálogo entre universidade e sociedade.
Em 2015, na segunda edição do evento, o II Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, promovido pelo "Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias" (UNOPAR), avançou-se na consolidação dessa oportunidade de troca de conhecimentos e experiências nos campos do ensino e da educação, já com uma caminhada mais solidificada no estabelecimento de parceria entre a Universidade e a Educação Básica. Naquele ano, contamos com a presença do Prof. Dr. João Luiz Gasparin, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), um dos nomes de referência em qualquer debate a respeito do tema delineado: Múltiplas Dimensões do Saber Docente.
Em 2016, com o tema Tecnologia, Pesquisa e Ensino, o III Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias configurou-se como um espaço para apresentações de trabalhos acadêmicos e para o debate sobre a formação docente e o uso das tecnologias digitais em situações de ensino e pesquisa. Busca-se, assim, favorecer o diálogo entre professores e pesquisadores, norteando-se, em sua terceira edição, pelos seguintes objetivos: prover um fórum amplo para debates e projetos na área de ensino, a fim de oportunizar subsídios pedagógicos e tecnológicos voltados para o aprimoramento da prática docente e do fazer pedagógico. Objetivos específicos: contribuir para a consolidação do ensino como área do conhecimento multidisciplinar no Brasil; congregar a comunidade científica, docente e governamental com interesse nas temáticas voltadas para o ensino, promovendo a integração entre essas comunidades; promover o intercâmbio de experiências, conhecimentos e pesquisas sobre o tema "Tecnologia, Pesquisa e Ensino"; promover o estabelecimento de redes de colaboração na temática do evento; reunir pesquisadores, educadores, demais profissionais das áreas de ensino para facilitar o intercâmbio de informações relevantes; promover a divulgação dos trabalhos de investigação da temática proposta.
Naquele ano, nosso convidado especial foi o Prof. Dr. Lafayette Batista Melo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), que apresentou contribuições para a reflexão envolvendo a busca de informação, a tecnologia e o impacto desses processos na aprendizagem.
Em 2017, com o tema "Panorama da pesquisa em Ensino na atualidade", o IV Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias mais uma vez configurou-se como um espaço para apresentações de trabalhos acadêmicos e para o debate sobre a formação docente e o uso das tecnologias digitais em situações de ensino e pesquisa. A relevância acadêmica-profissional do evento continua pautada pela contribuição e participação de diferentes categorias profissionais, instituições, docentes e alunos na construção de experiências exitosas no desenvolvimento de processos de ensino.
Como palestrante do IV SELITEC tivemos o Prof. Dr. Marco Antonio Moreira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sendo sua fala essencial para compreender o panorama da pesquisa em Ensino na atualidade. O conteúdo ministrado representou uma oportunidade para os profissionais do ensino em as transformações na área da Pesquisa em Ensino.
Em 2019, na sua primeira edição bienal, o V Simpósio de Ensino, Linguagens e Tecnologias, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (UNOPAR) manteve o objetivo essencial de promover discussões e debates interdisciplinares vinculados às atividades de ensino e aprendizagem. Nessa oportunidade, contamos com a presença da Prof.ª Dr.ª Elizabeth Bianconcini de Almeida, que ministrou conferência sobre Web Currículo.
Em 2020, o VI Simpósio de Ensino, Linguagens e Tecnologias, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (UNOPAR), reiterava seu objetivo de promover discussões e debates interdisciplinares vinculados às atividades de ensino e aprendizagem. Pela primeira vez, o evento foi realizado em ambiente on-line. Nessa nova fase, contou com sessões ao vivo, palestra magna da Profa. Dra. Ana Lobo Mesquita (Portugal) e mesa redonda com os professores Berger Valente, Leo Burd e José Armando Valente (Brasil-EUA), além das apresentações de trabalho.
Contamos com a sua participação.
Comissão Organizadora do VI SIMPÓSIO DE ENSINO, LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS - SELITEC
Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu – Kroton
Programa de Pós-graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias - UNOPAR/Londrina
Programa de Pós-Graduação em Ensino - UNIC/Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - UNIAN/SP
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Saúde - UNIAN/SP
Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática - UNIDERP/MS
